Presença de Anita

Blog de Anita Ventura Tygel

23 de jan. de 2008

Presque One


Anita está quase com um ano.
Para ser mais específica, posto esta mensagem no dia 23/01, um dia antes do seu primeiro aniversário.
É muito importante registrar este momento, pois Anita se desenvolve a cada dia.
E é incrível mesmo perceber, como alguém que há um ano nasceu sem saber "nada" deste mundo, hoje é uma criatura cheia de vontades e desejos, expressões e sentimetos.
É realmente uma pessoa, legítimo sentido do ser alguém.
Especificando ainda mais: Anita fala com sentido muitas palavras.
- Bola é bó; Cachorro é Mé e Au-au; Vaca é mú; Ovelha é méeee; Leão é o som que ele faz; pássaro é piu, piu; Cabelo é bê; nariz é nê (como no francês); pé é pê; mão é mã
- Papai e mamãe têm variações: papá, papaiêee, papapi ; mamã, mamanhêee, mã-ma
- Sabe apontar o olho, a barriga, o umbigo, a mão, o nariz, a orelha, o dedo.
- Quando quer mais alguma coisa, ou quando quer pedir algo fala má, que quer dizer mais
- Quando está com fomo fala Nhã-Mnhã
- Quando está com sono fala Mi-mi
- Quando está com sede faz um som: ahh... , que é o que fazemos involuntariamente quando acabamos de beber uma bebida que nos satisfez.
- Já sabe limpar a boca com o guardanapo e segura a colher com ajuda para comer sozinha

Anita, com 11 meses e 3 semanas começou a andar sozinha. E está adorando! E já tem muita firmeza e segurança em seus passos e corridas. Cai, é claro, mais não se importa e continua sempre.

Anita adora estar com pessoas, faz charme tombando o pescoço, manda beijo, joga coisas no chão para aparecer e para as pessoas pegarem para ela... Conquista todo mundo.

Anita adora nadar, faz bolhinhas na água, já sabe quando é para bater o pé

Adora tomar banho, às vezes no leva para o banheiro e fala bã. E quando está no chuveiro, em pé no box, se ensabôa sozinha e fala bão, que quer dizer sabão.

Aprendeu a dizer Duda, marido da sua tia Syvie, Joyce (doi-de) que trabalha aqui em casa, vovó (bo-bó), Jorge (dó-de) que é o nome do cachorro pequeno, Turíbia (bi-bi-a) que é o nome de uma bonequinha de dedo, Nenem, ...

Enfim, é muita descoberta, cá entre nós, muita inteligência e assim segue a estória.
ANtes de uma ano já há isto tudo e muito mais. E ela não se cansa, todo dia quer aprender mais coisa, fica nos mostrando objetos esperando uma resposta para saber como chamá-los, os seus olhos querem absorver tudo.

Os dois dentes de cima já nasceram.

Agora, amanhã, dia 24/01, minha filha querida completa 1 ano, uma vitória, um carinho, uma felicidade plena, uma paixão, um encantamento que não tem fim, uma criança, uma pessoa, um ser humando especialíssimo, cheio de energia, vigor, amor, eternidade e vida.

Que bom poder ver e admirar a Anita, é um motvo gostoso de viver e de sonhar.

Querida filha, parabéns da sua mãe que te ama e que te quer sempre, me faça sonhar com seus olhos, me faça acordar com a sua vida, me faça ser sempre sua.

Viva a Anita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!