Presença de Anita

Blog de Anita Ventura Tygel

9 de ago. de 2012

Playind Games

In the town where I was born Lived a man who sailed to sea And he told us of his life In the land of submarines So we sailed up to the sun Till we found the sea of green And we lived beneath the waves In our yellow submarine We all live in a yellow submarine Yellow submarine, yellow submarine We all live in a yellow submarine Yellow submarine, yellow submarine And our friends are all on board Many more of them live next door And the band begins to play We all live in a yellow submarine Yellow submarine, yellow submarine We all live in a yellow submarine Yellow submarine, yellow submarine

5 ANOS (... e meio!!!) - Verdades são como vento

As verdades são assim, quase sempre efêmeras quando provenientes de promessas ou especulações. As verdades certeiras não são ditas, são sentidas. Dito isto, resta uma explicação: no meu último post jurei que seria mais regular nas contações de estórias de Anita... mentira. Não o fiz. E cá estou, um anos depois da derradeira postagem, me reprometendo ser mais presente, para não perder pérolas e magias da Anita, a cada dia mais madura, mais serena, mais companheira, mais bagunceira, enfim, tudo aquilo que uma criança deve ser, com a licença poética que Anita tanto nos oferece.
Resumindo o tempo passado: Anita - agora com 5 anos - é uma menina ligadíssima. Fizemos uma viagem no princípio do ano para o Canadá. Passamos cerca de 1 mês em terras longínquas, o fuso horário era de menos 6 horas, uma viagem no tempo e no espaço para conhecer a natureza, as belezas do continente branco, Vancouver Island, as montanhas feitas de neve fofa e gostosa... Por lá Anita definitivamente aprendeu o esqui - desceu montanhas imensas com os professores de Mt.Washington e Hemlock Valley, incrível o desenvolvimento dela. As aulas foram todas em inglês e Anita pareceu lidar bem com a situação da língua. Aliás, sua ligação com o inglês é muito íntimas, adora escutar músicas e está super fã dos Beatles (com ênfase aqui para o Ringo, o seu preferido na vida real; e Paul, o seu preferido nas animações). Para finalizar o tópico viagem de inverno, de fato, nossa aventura canadense foi um sucesso. Visitamos santuários de pássaros, corujas migratórias do ártico, namoramos um golfinho fora de série do Acquarium Vancouver e fizemos amigos especiais na região de Tsawwassen, uma praia próxima da região de Vancouver. Com relação ao desenvolvimento geral de Anita, só para constar - e para eu poder me lembrar daqui a alguns anos de todas as etapas - ela está lendo, escrevendo com muita desenvoltura, está alfabetizada, muito embora isto só vá ocorrer no ambiente escolar a partir do ano que vem. No entanto, Anita não mostra nenhum desinteresse na escola, pelo contrário, em conversa com a querida professora Rafaela, pude escutar que Anita está sempre atenta, querendo participar das atividades, ajudar aos colegas - muitos ela conta que até os ensinou a ler (rsrsrsrs)... está tudo ótimo.
Sua relação com a música e a cultura é cada vez mais forte, está cantando super direitinho, tocando piano com um bom ouvido, adora cantar em hebraico e começamos umas aulinha de teatro do Tabladinho - para que ela possa experimentar. Gosta também de andar a cavalo, jogar tenis e tem adorado as aulas de judô e de capoeira (que faz na escola). O post é menos poético e mais informativo, é isso aí, vamos ver se consigo manter a regularidade!!!
Ah! A última das pérolas de Anita: Num evento recente em BH - um show concebido por Márcio Borges e estrelado pelo Boca Livre, Renato Braz e Claudio Nucci, com arranjos do Tulio Mourão e Wagner Tiso e narração de Milton Nascimento - o encerramento do show foi uma aparição do sozia de Michael Jackson (por conta de uma versão que era cantada pelos artistas). Após o final do show, Anita encontrou MJ que perguntou a ela: - Garota, você é minha fã??? E Anita responde: - Sim, claro! Depois, Anita vira-se para o seu pai David e diz: - pai, ele veio me perguntar se eu sou fã dele, eu tive que dizer que sim, né? Mas eu não faço a menor ideia de quem seja Michal Jackson!!!!! Em frente que atrás vem gente!