As verdades são assim, quase sempre efêmeras quando provenientes de promessas ou especulações. As verdades certeiras não são ditas, são sentidas.
Dito isto, resta uma explicação: no meu último post jurei que seria mais regular nas contações de estórias de Anita... mentira. Não o fiz. E cá estou, um anos depois da derradeira postagem, me reprometendo ser mais presente, para não perder pérolas e magias da Anita, a cada dia mais madura, mais serena, mais companheira, mais bagunceira, enfim, tudo aquilo que uma criança deve ser, com a licença poética que Anita tanto nos oferece.


Resumindo o tempo passado: Anita - agora com 5 anos - é uma menina ligadíssima. Fizemos uma viagem no princípio do ano para o Canadá. Passamos cerca de 1 mês em terras longínquas, o fuso horário era de menos 6 horas, uma viagem no tempo e no espaço para conhecer a natureza, as belezas do continente branco, Vancouver Island, as montanhas feitas de neve fofa e gostosa...
Por lá Anita definitivamente aprendeu o esqui - desceu montanhas imensas com os professores de Mt.Washington e Hemlock Valley, incrível o desenvolvimento dela. As aulas foram todas em inglês e Anita pareceu lidar bem com a situação da língua. Aliás, sua ligação com o inglês é muito íntimas, adora escutar músicas e está super fã dos Beatles (com ênfase aqui para o Ringo, o seu preferido na vida real; e Paul, o seu preferido nas animações). Para finalizar o tópico viagem de inverno, de fato, nossa aventura canadense foi um sucesso. Visitamos santuários de pássaros, corujas migratórias do ártico, namoramos um golfinho fora de série do Acquarium Vancouver e fizemos amigos especiais na região de Tsawwassen, uma praia próxima da região de Vancouver.
Com relação ao desenvolvimento geral de Anita, só para constar - e para eu poder me lembrar daqui a alguns anos de todas as etapas - ela está lendo, escrevendo com muita desenvoltura, está alfabetizada, muito embora isto só vá ocorrer no ambiente escolar a partir do ano que vem. No entanto, Anita não mostra nenhum desinteresse na escola, pelo contrário, em conversa com a querida professora Rafaela, pude escutar que Anita está sempre atenta, querendo participar das atividades, ajudar aos colegas - muitos ela conta que até os ensinou a ler (rsrsrsrs)... está tudo ótimo.


Sua relação com a música e a cultura é cada vez mais forte, está cantando super direitinho, tocando piano com um bom ouvido, adora cantar em hebraico e começamos umas aulinha de teatro do Tabladinho - para que ela possa experimentar. Gosta também de andar a cavalo, jogar tenis e tem adorado as aulas de judô e de capoeira (que faz na escola).
O post é menos poético e mais informativo, é isso aí, vamos ver se consigo manter a regularidade!!!

Ah! A última das pérolas de Anita:
Num evento recente em BH - um show concebido por Márcio Borges e estrelado pelo Boca Livre, Renato Braz e Claudio Nucci, com arranjos do Tulio Mourão e Wagner Tiso e narração de Milton Nascimento - o encerramento do show foi uma aparição do sozia de Michael Jackson (por conta de uma versão que era cantada pelos artistas).
Após o final do show, Anita encontrou MJ que perguntou a ela:
- Garota, você é minha fã???
E Anita responde:
- Sim, claro!
Depois, Anita vira-se para o seu pai David e diz:
- pai, ele veio me perguntar se eu sou fã dele, eu tive que
dizer que sim, né? Mas eu não faço a menor ideia de quem
seja Michal Jackson!!!!!
Em frente que atrás vem gente!